DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PARA A SUA VIAGEM INTERNACIONAL

06/04/2017

Olá gente, tudo bem com vocês??

Fiquei muito feliz ontem com o primeiro post, pois muitas pessoas me procuraram já para sugerir as dicas para eu postar e pediram dicas porque já tinham viagem marcada!!! UHUUUUUUU AMEI!!!! Então vamos que vamos né?

Para aquelas pessoas que já estão com viagens marcadas para esse mês, estarei enviando as dicas por e-mail, conforme prometido, pois todos os destinos são diferentes kkkkkkkk cada um vai para um canto, então fica difícil eu colocar para todos em pouco tempo aqui no blog!!

Mas então vamos lá para a primeira dica de viagem!!!!

Quem não tem vontade de viajar para o exterior, não é mesmo?

Para viajar para um destino fora do Brasil é preciso saber quanto à documentação e exigências do país para adentrar nele.

Então vamos a primeira dica:

⇔DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PARA VIAGEM AO EXTERIOR⇔

⇒ REGISTRO GERAL – RG:

RG

Pois bem, está pensando em fazer uma viagem para o exterior, mas anda sem tempo para a burocracia que isso pode implicar?

Fique tranquilo, você pode viajar para os países que compõem ou se associam ao Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Peru, Guiana e Suriname), usando apenas o documento de identidade – Registro Geral (RG), porém o mesmo deve estar em bom estado, com foto e dados legíveis e com data de emissão não superior a 10 anos.

Viu como ficou fácil? Apenas com o RG dá para conhecer a neve ali no Chile/Argentina, dá para conhecer a orgia gastronômica do Peru, dá para conhecer as badaladas festas e cassinos de Punta Del Este no Uruguai, dá para fazer uma viagem romântica para Buenos Aires na Argentina, dá para conhecer as maravilhosas praias da Venezuela e Colômbia, dá para fazer comprinhas mais em conta no Paraguai, dá para conhecer vulcão, montanhas e paisagens exuberantes no Equador, dá para conhecer a cultura e história da Bolívia, entre outros.

Atenção: é o documento de Registro Geral e não CNH! Já vi casos de pessoas que não puderem embarcar porque só tinham a CNH em mãos! 

Antes de viajar para esses países, consulte o site do Mercosul (link aqui) para confirmar se o país ainda faz parte do bloco, ok?

⇒ PASSAPORTE:

passaporte

Agora, se você não for para os países do Mercosul, você precisará de um passaporte.

*EMISSÃO DE PASSAPORTE: 

E fique tranquilo, pois para emitir um passaporte hoje em dia é muito fácil, basta agendar o atendimento no site da Polícia Federal – http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte – e levar a guia paga para emissão do passaporte e todos os documentos necessários que são informados no próprio site (link aqui).

A guia é gerada também no site e atualmente custa R$257,25. O site é bem explicativo, então fique tranquilo, pois é bem fácil. No dia do agendamento será tirado uma foto sua e colherão as suas digitais.

Mas, se por ventura você não conseguiu fazer sozinho e precisar desse serviço, pode me mandar um e-mail para rodandocomafer@hotmail.com que posso lhe ajudar!

Depois do atendimento, você pode acompanhar o processamento do seu pedido pelo site, bem como pelo seu e-mail, pois eles avisam quando chegar o passaporte.

O passaporte atualmente é válido por 10 anos.

Com o passaporte em mãos, agora sim você cumpriu o primeiro passo para a sua viagem internacional!!!

*RENOVAÇÃO DE PASSAPORTE: Mas e se você já tem o passaporte, fique atento ao prazo de validade, pois se estiver vencido, terá que renová-lo.

E se estiver prestes a vencer, tipo 05 meses após a saída do país, é bom fazer a renovação, pois muitos países exigem no mínimo o prazo de 06 meses. Tem países que exigem 03 meses, outros 01 mês, mas para não termos surpresas desagradáveis, fique atento no prazo maior – 6 meses. Ninguém quer perder a viagem só por causa desse descuido, né?

Então para renovação do passaporte, segue o mesmo procedimento acima explicado, mas além de levar toda a documentação necessária para simples emissão, terá que levar o passaporte vencido/a vencer também, ok?

*EMISSÃO DE PASSAPORTE DE URGÊNCIA: 

Segundo a Polícia Federal, o cidadão poderá fazer essa solicitação emergencial se comprovar catástrofes naturais, conflitos armados, viagem imediata por motivo de saúde da pessoa ou da família (cônjuge ou parente até segunda grau), proteção de patrimônio, necessidade de trabalho, ajuda humanitária, interesse da Administração Pública ou outro motivo em que o adiamento da viagem cause transtornos.

Se você estiver em alguma dessas situações, tem direito a requerer passaporte de emergência, que tem uma taxa maior e prazo de validade de apenas um ano, e lhe será entregue em até 24h, independentemente de agendamento.

Se você se encaixou nesses requisitos, entre no site (link aqui) e veja toda a documentação, formulários e guia que precisa para a emissão no caráter de urgência.

Nesse mesmo site eles asseveram que este tipo de emissão não se encaixa para fins de TURISMO.

Mas e se você está com a viagem marcada e viu só agora que o passaporte está vencido ou então está para vencer em menos de 6 meses? Nesse caso, faça a emissão do passaporte de forma comum e requeira o procedimento de entrega urgente.

Viu como é simples??

Agora com passaporte na mão já dá para sonhar várias viagens né?? Depois com minhas próximas dicas, você saberá como conseguir promoções de passagens, conseguir hotéis a bons preços e vai rodar comigo!!!!

proximo destino

Espero que tenha esclarecido as dúvidas e se surgir alguma, só colocar nos comentários que respondo.

Um beijão gente!!!!

Fernanda Beck

Fotos: internet

 


Veja mais:

VIAGENS COM MENORES: O que preciso saber?

33 comentários em “DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PARA A SUA VIAGEM INTERNACIONAL

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: