COMO TIRAR O VISTO AMERICANO?

Olá pessoal, tudo bem com vocês??

Sonho de todo brasileiro é ir para os EUA, mas quando se fala na burocracia para entrar no país, muitos já desistem!

Brasileiros precisam de visto para adentrar nos Estados Unidos e ele pode ser utilizado para diversos tipos, quais sejam: para Turismo, Negócios, Renovação, Empregados Domésticos, Tripulantes, para Bebê, para Idosos, Isentos de Entrevista, Trânsito, entre outros.

A solicitação do Visto Americano poderá ser feita em qualquer um dos 4 Consulados dos EUA aqui no Brasil, que ficam em Brasília, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Todo solicitante OBRIGATORIAMENTE deverá comparecer primeiro no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) que é o serviço de pré atendimento do Consulado Americano, no CASV o solicitante apenas irá tirar 1 foto e colher impressões digitais dos 10 dedos das mãos, então esses dados serão armazenados no sistema do Consulado Americano.

Depois de ter tirado a foto e colhido as impressões digitais o solicitante deverá comparecer na Entrevista do Visto Americano no Consulado Americano na data e horário agendado.

Solicitantes que são ISENTOS DE ENTREVISTA (Menores de 14 anos e maiores de 79 anos) ou solicitantes que vão Renovar o Visto (Também Isentos de entrevista) deverão solicitar o Visto Americano apenas indo ao CASV (Centro de atendimento ao solicitante de Visto). Existem 7 Casv´s em todo o Brasil, eles ficam em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo (2), Recife e Rio de Janeiro.

Nesses casos o Consulado Americano se reserva o direito de chamar o solicitante para uma entrevista ou o responsável do solicitante, porém isso raramente acontece, mas pode acontecer, fique ciente.

Então para tirar todas as dúvidas quanto ao Visto americano, vamos no passo a passo de que como tirá-lo.

visto americano

1º PASSO:

Preencha o formulário DS-160 no site oficial (link aqui: https://ceac.state.gov/genniv/). As perguntas estão em inglês, mas, ao colocar o cursor em cima delas, aparece a tradução.

Dica: ao fim de cada página, salve o que já tiver sido feito e guarde o número do “Application ID” para entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação. Lembre-se: não pode ter nenhum erro ou rasura. Esse formulário apenas pode ser preenchido on line.

Nesse formulário, além das informações pessoais, estará pedindo também informações de sua viagem, como onde irá ficar, qual o destino, quantos dias ficará, etc.

2º PASSO:

O segundo passo pra solicitar seu Visto Americano é criar sua conta no site Oficial de Agendamento do Departamento do Estado Americano https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv, é nessa conta que você vai emitir o boleto do Citibank para pagamento da taxa do Visto Americano ou pagar a Taxa do Visto Americano por Cartão de Crédito INTERNACIONAL.

Lembre-se que é uma transação internacional e você estará pagando para o governo americano. Não se esqueça de colocar todos os dados corretamente, pois é através dos dados colocados neste site que o Consulado Americano vai lhe enviar seu passaporte com o Visto Americano via Sedex ou DHL Express.

Continuando, é através desse site que você irá fazer um agendamento para retirar o Visto depois de aprovado.

Também é nesse site que você irá realizar o seu agendamento para comparecer no CASV e o agendamento para comparecer na Entrevista do Consulado Americano.

Depois de Agendar sua vista ao CASV e Consulado Americano, imprima a Confirmação do Agendamento.

3º PASSO:

Agora você tem em mãos o formulário DS 160 impresso, a guia paga e o comprovante de agendamento para comparecer ao CASV e na Entrevista, correto?

O terceiro passo de como tirar o Visto Americano é comparecer ao CASV no dia e horário agendado para tirar fotos e colher impressões digitais.

O Solicitante deverá levar o Passaporte novo e passaportes antigos se tiver, a confirmação da DS-160, a Taxa paga e a Confirmação do Agendamento.  Se faltar algum desses documentos o solicitante nem entrará no CASV.

A confirmação da DS-160 aparecerá assim que você terminar de preencher sua DS-160, conforme o passo 1 e a Confirmação do Agendamento irá aparecer assim que você terminar de realizar o seu agendamento, conforme o passo 2.

Os passaportes, a confirmação da DS-160 e Confirmação do Agendamento serão devolvidos ao solicitante, pois terão que levar esses documentos na Entrevista do Visto Americano.

Ambos não podem ter rasuras ou escritas no papel com caneta, lembre-se esses são documentos Consulares, se tiver alguma rasura seu documento não será aceito e você perderá viagem e dinheiro.

4º Passo:

Depois de ter ido ao CASV para colher as impressões digitais e a foto, agora o quarto passo é Comparecer na data e hora marcada na Entrevista do Visto Americano, que será realizada no Consulado Americano de sua escolha.

O Solicitante deverá levar o Passaporte novo e passaportes antigos se tiver, a confirmação da DS-160 e a Confirmação do Agendamento. Se faltar algum desses documentos o solicitante nem entrará no Consulado Americano.

Nesse dia também será necessário levar os documentos que mostrem seus vínculos aqui no Brasil. Exemplos: documento de imóvel em seu nome; declaração de imposto de renda, comprovante de endereço, carteira de trabalho, documento da faculdade se estiver cursando, documentos de móveis em seu nome, se for autônomo leve algum documento que comprove seu trabalho.

Ou seja, se você possui Imóvel em nome, leve a escritura, se você possui empresa, leve o Contrato Social e o cartão CNPJ, se trabalha registrado, leve sua carteira de trabalho e holerites, se tem terreno em nome, leve a escritura, se estiver cursando uma Faculdade, leve o atestado de matrícula e sua carteirinha, caso seu filho fique no Brasil enquanto você vai viajar, leve a certidão de nascimento ou RG do seu filho, se declarar Imposto de renda, leve a declaração, se tiver algum veículo, leve o documento de porte. Esses são os documentos básicos.

Não é necessário levar todos esses documentos na Entrevista do Visto Americano de turista, leve apenas os documentos que você tiver, quanto mais documentos, melhor!

OBSERVAÇÃO: Caso o solicitante tenha menos de 14 anos ou mais de 79 anos será necessário apenas o passaporte, confirmação da DS-160 e confirmação do Agendamento, pois esse tipo de solicitante é ISENTO de entrevista e tem o Visto Americano pré aprovado.

5º Passo:

Caso seu visto tenha sido aprovado, O QUE VOCÊ JÁ SABERÁ NA ENTREVISTA MESMO, basta aguardar seu passaporte com o Visto Americano chegar no endereço que você colocou no site de Agendamento.

Caso tenha optado por retirar o passaporte com o Visto Americano no CASV, basta entrar na conta de agendamento e agendar o dia para retirar seu documento com o Visto Americano, porém você precisará entrar todo dia para ver quando a opção “Retirar Documentos” estará habilitada.

Ambos os casos o prazo do Visto Americano estar pronto é de até 10 dias úteis após a entrevista. Muitos solicitantes dizem que chega entre 5, 6 e 7 dias, isso depende da região que mora.

OBSERVAÇÕES:

1 – ISENÇÃO DE ENTREVISTA:

Com algumas mudanças feitas pelo atual presidente Trump, veja como ficou a questão de isenção de entrevista:

Solicitantes de Visto Americano de Turista menores de 14 anos ou maiores de 79 anos são ISENTOS de entrevista no Consulado Americano e têm o Visto Americano pré aprovado, assim como quem fará a Renovação de Visto Americano.

Neste caso o solicitante apenas precisará ir ao CASV para entregar o passaporte, o formulário DS-160 e o comprovante de agendamento.

Neste tipo de solicitação já se tem o Visto Americano pré aprovado.

A pessoa que estiver solicitando o Visto Americano de turismo (Com Isenção) deverá efetuar o pagamento da taxa MRV (taxa de solicitação do Visto Americano). Leve seu comprovante de pagamento também.

2 – VISTO DE TURISTA:

Visto Americano de Turista,  se enquadra na categoria B, ou mais especificamente o Visto Americano de Turismo é o B2. Quando concedido, é válido por 10 anos, podendo o Solicitante do Visto Americano ficar nos Estados Unidos por 90 dias seguidos. Esse prazo pode ser diminuído, porém você só ficará sabendo quando você chegar no país e passar pela Imigração.

As entrevistas são feitas em português.

3- TIPOS DE VISTOS MAIS COMUNS:

A3 – EMPREGADA DOMÉSTICA

B1 – DE NEGÓCIOS

B2- TURISMO OU TRATAMENTO MÉDICO

C1- VIAJANTES COM CONEXÃO NOS EUA

F1- ESTUDANTES

H- TRABALHOS TEMPORÁRIOS

Q – INTERCÂMBIO CULTURAL


E aí pessoal, ficou esclarecido?? Quanto às dúvidas para preencher o formulário, fiquem tranquilos, pois mesmo o formulário sendo todo em inglês, ao colocar a “flechinha” do mouse em cima da palavra, haverá a tradução para o português. Quanto ao preenchimento, este deverá ser feito em inglês, é a regra geral, porém são pouquíssimas palavras que escreve em inglês, pois o questionário todo é praticamente de assinalar as opções.

Não desanimem, parece ser a maior burocracia né, mas no final vale a pena, pois é muito bom viajar para lá.

Grande beijo.

Fernanda Beck

Fotos: internet


Veja mais:

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PARA A SUA VIAGEM INTERNACIONAL

VIAGENS COM MENORES: O que preciso saber?

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: