PANAMÁ: PRAIAS!

 Oieeee gente!! sumi por aqui né??
Massss, vamos continuar as dicas da Cidade do Panamá, que ainda tem muita coisa pra falar!!!

E não poderíamos de deixar de falar do filé do Panamá, né, as famosas praias banhadas pelo Caribe!!!

Na capital mesmo, apesar de ser toda bordeada pelo Oceano Pacífico, não tem praia. O jeito mesmo é pegar um carro/avião e ir conhecer!

 

⇒PRAIAS DO CARIBE:

  • Arquipélago de San Blás

panama san blas praias o que fazer como chegar dicas

O arquipélago de San Blás é formado por mais de 360 ilhas espalhadas ao longo da costa caribenha do Panamá. Lá tem areia branquinha, coqueiros e rodeadas de água azul turquesa do Mar do Caribe.

Para chegar em San Blas é necessário “cruzar” o país. O Panamá é estreitinho… A viagem toda dura apenas 2 horas (+ o trajeto de barco): 60km indo em direção “leste” (em rodovia duplicada) e outros 40km cruzando o país (estrada estreita, cheia de sobe-desce e curvas).

Veja abaixo o mapa:

arquipelago.gif

O arquipélago, assim como uma outra área em “terra firme”, é uma COMARCA INDÍGENA AUTÔNOMA. O nome oficial da região é Guna Yala (ou Kuna Yala) e não San Blas (San Blas é o nome comercial.). Recebe interferência mínima do governo panamenho. Tem até mesmo uma fronteira no meio da estrada. Não esqueça seu passaporte. Só os índios Kuna gerenciam e lucram com o local. Por isso, chegue com as expectativas alinhadas heim!? Estamos falando de um território indígena, suuuuper mega ultra rústico, e não de resorts no Caribe.

Atenção: é necessário alugar uma CAMIONETE. Não há necessidade de ser 4×4, mas os índios não deixam passar pela fronteira carros pequenos.

Esqueça luxo, restaurantes, estrutura… San Blás é pé na areia e natureza pura!

Como se trata de um território INDÍGENA, no qual ninguém pode investir no local, e os únicos que ganham dinheiro com o turismo ali são os próprios Kunas, não espere hotéis bonitões (típicos de Caribe), água quentinha, energia elétrica a vontade, sinal de celular, internet… San Blas é pra quem aprecia esse tipo de experiência com a natureza e acha o máximo passar alguns dias hospedado em simples cabanas de bambu ou madeira, sendo despertado pelo nascer do sol entrando pelas frestas da sua “casa temporária” em uma ilha quase deserta. Se você é “desses”, bienvenido a San Blas!

Várias ilhas oferecem a opção de hospedagem. Algumas possuem cabanas melhores (de madeira), com banheiro dentro. Outras têm cabanas mais simples (de bambu ou madeira), com banheiro compartilhado.

Gosto é gosto né!!! Mas, se não quiser dormir em San Blás, dá para fazer um bate volta à Cidade do Panamá.

  • Bocas Del Toro:

O lugar é popular devido às suas praias de águas claras e calminhas, típicas do Caribe, e ao mesmo tempo, por suas ondas, que são famosas entre os surfistas. Chega-se de avião (45 minutos) à cidadezinha de Bocas, na ilha Colón.

É a jóia do turismo panamenho, onde se pode fazer ecoturismo como na Costa Rica, aproveitando um mar bem mais bonito do que o da vizinha. Ali está instalado o hotel mais fotografado do Panamá, o Punta Caracol, de palafitas sobre a água, próximo a um belíssimo manguezal.

panama-bocas-de-toro-hotels-caracol-front.jpg

O arquipélago de Bocas del Toro está localizado no extremo oeste do Panamá, já na fronteira com a Costa Rica, do lado do Oceano Atlântico do país (Mar do Caribe).

Sem título

É formada por várias ilhas, entre as mais conhecidas estão: Isla Cólon, Isla Carenero, Isla Batimentos e Cayos Zapatillas. O acesso às ilhas é feito por meio de barco-taxi (isso é o que não falta por lá!!).

O ponto baixo da costa caribenha do Panamá é que chove bastante o ano inteiro. Os meses menos chuvosos, segundo a Wikipédia, são março (85 mm), janeiro (125 mm), outubro (150 mm) e maio (180 mm). Os mais chuvosos, com mais de 300 mm de precipitação, são abril, julho, agosto, setembro e dezembro.

Dica: leve guarda chuva, repelente e dinheiro em espécie, pois lá quase não se usa cartão de crédito.

⇒PRAIAS DO PACÍFICO

A estrada até as praias do pacífico são excelentes e os hotéis são enormes (baita estrutura). Algumas praias são bonitas, mas geralmente a água não é clarinha e a areia é mais marrom.

resort panama.png

Hotéis/Resorts mais indicados por lá:

**Playa Blanca:

Resort Playa Blanca

JW Marriot Panamá Golf & Beach Resort

**Playa Bonita:

The Westin Playa Bonita

**Santa Clara Beach

Sheraton Bijao Beach

 

O que não falta é opção de hotéis e resorts, vale a pena dar uma consultada nos sites de pesquisas (Decolar.com / hoteís.com / booking / Tripadvisor) e olhe também os comentários dos hóspedes.

Quando fui ao Panamá foi jogo rápido, então não tive a oportunidade de conhecer as praias, mas já está nos meus planos conhecer, por isso já fiz essa pesquisa e já quis passar a vocês.

E aí gostaram??

Grande Beijo

Fer Beck


Fotos: internet


Veja mais:

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PARA A SUA VIAGEM INTERNACIONAL

VIAGENS COM MENORES: O que preciso saber?

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA

CIDADE DO PANAMÁ – PANAMÁ: Quando ir e como chegar?

CIDADE DO PANAMÁ – PANAMÁ: Onde ficar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: