CIDADE DO PANAMÁ: Onde ir? Onde comprar?

Oieee gente!!! Saudade já de escrever por aqui né!! Sumi porque estava viajando! Quem me segue no instagram @fernandabeck viu que eu estava passando uma semana bem relax na Bahia, nas cidades de Trancoso, Arraial e Porto Seguro e foi bom demais.

Depois coloco as dicas de lá que são muitas!!!!

Mas, voltando à Cidade do Panamá, vamos às dicas de passeios e de compras?

Primeiramente, aconselho ficar 2 dias por lá que dá para fazer tudo tranquilo sem correria, isso se você não for a praia, tá? São dois exclusivos de passeios na Cidade do Panamá mesmo.

⇒DICAS DE PASSEIOS:

 

1) CANAL DO PANAMÁ:

DSC03215.JPG

Logicamente que quando vamos ao Panamá, o primeiro ponto turístico a vistar é o próprio Canal.

Para quem não sabe,  o Canal foi inaugurado em 1914, com aproximadamente 77,1km de extensão, sendo que sua função maior é ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico.

Antes dele existir, os navios que precisavam transitar entre os dois oceanos precisavam contornar a América do Sul (quase 15 mil km!).

A construção do Canal foi iniciada pela França em 1881, porém a obra foi abandonada por problemas de engenharia e alta taxa de mortalidade dos trabalhadores. Os Estados Unidos assumiu o posto em 1904 e demorou uma década para concluir. Foi criada uma “Zona do Canal”, que pertencia aos Estados Unidos (LITERALMENTE! Como se fosse um país dentro de outro país, e os panamenhos não podiam transitar livremente nesta zona).

Em 1977, após a assinatura de um acordo (e após muitas brigas também!), os EUA passaram o controle da passagem ao Panamá. Após um período de administração conjunta, o canal foi finalmente assumido pelo governo panamenho em 1999.

Hoje boa parte do PIB do país vem dos ganhos com as passagens de navios no Canal. Assistir àqueles navios gigantescos atravessando de um lado ao outro, passando pelas esclusas (a que você pode ir visitar no lado do Pacífico é chamada de Miraflores), é simplesmente FANTÁSTICO. Não dá nem pra acreditar que toda essa inteligência em engenharia foi construída há mais de 100 anos!

DSC03200.JPG

 

Para visitar o Canal, existe 03 (três) centros, porém o mais conhecido é o Miraflores que fica na cidade do Panamá. Se você estiver em conexão pelo Panamá e quiser sair do aeroporto para conhecer o canal, vá apenas se sua conexão for acima de 4 horas, pois do aeroporto ao centro de visita Miraflores dá uns 33km. Ah, de uber até o canal dá U$36,00.

DSC03214.JPG

O estacionamento nesse Centro de Visita Miraflores é gratuito. Se você estiver hospedado em hotel, consulte na recepção se eles possuem o transfer até o canal, pois muitos hotéis fornecem esse serviço.

-Horário de Funcionamento: Abre das 9h às 16:30.

-Ingressos: U$15,00 adulto e U$10,00 criança de 6 a 12 anos.

No passeio, você passará por várias salas com fotos da construção do canal, tipo um museu com filme da história, e ainda poderá participar de um simulador de como estar dentro de um navio durante a travessa do canal! É bem legal, tem sons e tudo mais.

Após circular tudo isso, você chegará nas varandas que possuem a vista para o Canal e lá você entenderá como funciona a travessa de um oceano para o outro.

Para que uma embarcação consiga atravessar os 77,1 km que separam os dois oceanos é necessário trafegar pelo ístmo do Panamá, a faixa de terra que liga a península ao continente. Devido à topografia da região, é necessário “escalar” 26 metros até atingir o lago Gatún e em seguida, do outro lado, descer novamente até o nível do mar.

Para fazer esse trabalho são usadas as eclusas, diques que se enchem de água e permitem a descida e elevação de embarcações.

DSC03185

Está vendo a imagem acima? Pois então o nível da água está diferente de um lado para o outro. Pois é isso que acontece, a eclusa enche de água para receber o navio.DSC03190.JPGE depois esvazia para o navio passar. E enquanto isso vai acontecendo, vai acumulando navio atrás do outro para passar.É muito interessante e vale a visita!

DICA: Vá até as 10:20 ou a partir das 14:00 que é o período de trânsito dos navios.

Dentro do Centro de Visita tem restaurante, cafeteria, sorveteria. Tem o restaurante Atlantic Pacific que possui buffet livre + bebida não alcoólica por U$45,00 ou você pode pedir pratos pelo cardápio mesmo. Acho que não compensa almoçar lá por ser caro, dá para fazer o passeio ali tranquilo e já ir pra outro lugar almoçar.DSC03220.JPG

2) CAUSEWAY DE AMADOR: Calçada do Amador

A Calçada de Amador é o segundo maior passeio marítimo da cidade. Aqui você pode encontrar o Museu da Biodiversidade do arquiteto Frank Gehry, além de vários restaurantes de cozinha nacional ou internacional, assim como boates. A Calçada oferece muitos espaços abertos e locais para você poder alugar bicicletas, patins ou patinetes. O porto para partir às ilhas de Taboga e Contadora está localizado aqui.

É um caminho que leva a 3 pequenas ilhas, bem próximas à cidade. Este caminho foi construído com as rochas que foram escavadas na construção do Canal do Panamá.

Do aeroporto até a Calçada dá U$38,00 de uber.

O aluguel de bike para uma pessoa custa U$3,00 e para família U$8,00.

DSC03246.JPG

DSC03258.JPG

Causeway de Amador - Puente de Las Américas ao fundo

3) BIOMUSEO:

Também no Causeway, foi inaugurado o Biomuseo, um museu que conta como o surgimento do Panamá impactou a biodiversidade do planeta, além de outras galerias temporárias. A visita (ou ao menos o “passar em frente”) vale mesmo é pelo edifício do museu. É o único na América Latina projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry. Eu não entrei no museu, só passei na frente.

Edifício do Biomuseo | foto: nytimes.com

4) CASCO VIEJO:

Para mim foi o ponto turístico mais legal de andar. É onde fica as praças, os restaurantes, bares, cafeterias, hotéis boutiques, casinhas antigas e charmosas. Lá também fica os prédios do governo, então é bem seguro por lá.

Essa zona é considerada Patrimônio Histórico pela UNESCO. Aqui é o lugar para você comprar seu chapéu Panamá, heim!? 🙂

Eu AMEI o Casco Viejo, tanto é que em minha próxima ida quero me hospedar por lá.

DSC03271

DSC03274.JPG

DSC03297.JPG
Nessas feirinhas abaixo que tem os artesanatos da comunidade indígena e os famosos chapéus panamenhos que não são panamenhos kkkk, diz a lenda que é do Equador, mas a fama é que é panamenho. O preço? Vai de U$25,00 até U$300,00, dependendo de onde comprar.

DSC03265.JPG

Nesse dia, fui primeiro ao Canal do Panamá, segui para almoçar na Causeway de Amador e depois fui no Casco Viejo.

Portanto, todos esses pontos turísticos dá para vistar tranquilo em 1 dia.

Lá na Cidade do Panamá, fizemos os passeios com um guia turístico brasileiro, que nos buscou no hotel e contou toda a história para nós, e foi ótimo!!! Super recomendo. Segue a foto com ele abaixo. Vou procurar o telefone dele e passo para vocês depois aqui!!!DSC03272.JPG

5) BUS CITY TOUR:

Sabe aqueles ônibus que fazem city tour na cidade? Pois bem, lá tem! Quem não for fazer por conta própria ou por guia turístico, pode fazer o city tour nesses busão que param em todos os pontos turísticos.

Valor: U$33,00 adulto e U$20,00 criança.

Ele não passa no aeroporto.

O bus passa a cada 1 hora nos pontos turísticos.

Para maiores informações, entre aqui.

6) COMPRAS:

No segundo dia, dá para você deixar para fazer as compras, pois a cidade tem vários pontos de compras.

Para quem for fazer conexão no aeroporto e quer fazer jogo rápido em um shopping para fazer compras, você pode ir até o quiosque do Ministério do Turismo, pois eles fornecem transporte gratuito para o shopping Metromall que fica há 15 minutos do aeroporto.

Lembre+se que todas as compras feitas devem ser acrescidas da taxa de 7%.

Todos os shoppings possuem um quiosque de turista, onde você pode pegar o livro de desconto ao apresentar o passaporte.

Shopping Center:

Panamá tem vários shoppings, mas, os mais conhecidos são:

– Multiplaza Pacific – o mais completo na minha opinião, porque tem lojas super acessíveis até as mais luxuosas e caras e ainda é o de mais fácil acesso, em uma região central da cidade (San Francisco / Punta Pacífica). O ambiente é agradável, e ainda tem muita opção de restaurantes, por isso, quando o turista tem tempo de ir a apenas um shopping, o melhor é o Multiplaza.

SOHO Mall – o mais luxuoso do Panamá, com muitas lojas de grife. Se você quer comprar algo de marca como Chanel, Dior, Valentino etc. este é o lugar. Vale também apenas para passear. É um shopping pequeno.

– Albrook Mall – o maior do Panamá e o mais popular, com lojas para todos os bolsos. Nos fins de semana fica impossível de tão lotado! Tem até um hotel lá dentro pra facilitar pra quem vem ao Panamá com foco em compras: Tryp Hotel.

-Metromall – como falei no início, quem for fazer conexão no aeroporto, ele é o mais próximo do aeroporto.

Zona Libre de Colón:

– Zona Libre de Colón – como diz o nome, fica na cidade de Colón, na outra ponta do Canal do Panamá, às margens do Atlântico/Caribe, há 70km da capital. A viagem de carro dura cerca de 50 minutos, pois a estrada é ótima. É a maior zona franca da América e a 2ª maior do mundo. A cidade não é nada bonita e não há nada de atrativo por lá além das compras (e dos cruzeiros com rotas pelo Caribe que saem do porto de Colón). Quanto ao preço, não tem muita diferença quanto ao oferecido pela Cidade do Panamá. Agora, se você planeja comprar MUITA COISA (as lojas até entregam no seu país e a maioria vende só por atacado), aí sim vale a visita. O correto é não poder sair de lá com o que você comprou, e se sair, pagar todo o imposto. As lojas é que têm que te entregar no seu endereço ou lá fora… Maaaaas dá pra dar um jeitinho. Ou seja, a zona é mesmo uma zona. A Zona Libre é uma área fechada, que só estrangeiros entram (não esqueça do passaporte, heim?!). Veja aqui a lista de marcas que estão lá dentro.

foto: travelreportmx.com
Como chegar:

. Carro/táxi: combine com algum taxista indicado por seu hotel para te levar, te esperar lá e te trazer de volta. É o meio mais caro mas, com certeza, o mais confortável. Você também pode alugar um carro e ir por conta própria.

. Ônibus: saem a cada 30 minutos (até às 22h) do terminal rodoviário em Albrook. O trajeto de volta Colón-Panama City também sai a cada 30 minutos do terminal que fica na Calle 14/Av. Bolívar (com exceção dos domingos). Cada trecho custa apenas US$2.50. Apesar do terminal ser próximo da Zona Libre, melhor pegar um táxi.

. Trem: existe uma linha histórica, Panama Canal Railway, que faz o trecho bordeando o Canal do Panamá. Algumas partes do caminho são bem bonitas (em outras não se vê muita coisa) e o trem é todo pomposo! Sai de Panama City de segunda a sexta às 7:15 da manhã (chegue na estação às 6:15 e compre a passagem na hora, que custa US$25 cada trecho). Chegando em Colón, pegue um taxi para a Zona Libre. O trem da volta sai às 17:15.

panama canal railway trem colon zona libre compras dicas o que fazer 02

DICAS E CURIOSIDADES:

Loja para enxoval de criança: Poppys no Multiplaza.

Suplementos e vitaminas: GNC no Multiplaza.

Preços do Iphone 7: 32gb U$875,00 / 127g U$924,00 / 256g U$1046,00 – devendo acrescentar a taxa de 7% em todos os valores.


E aí gostaram das dicas????

Grande beijo!!! Fer Beck


Fotos: Fer Beck e internet


Veja mais:

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PARA A SUA VIAGEM INTERNACIONAL

CIDADE DO PANAMÁ – PANAMÁ: Quando ir e como chegar?

CIDADE DO PANAMÁ – PANAMÁ: Onde ficar?

PANAMÁ: PRAIAS!

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA

VIAGENS COM MENORES: O que preciso saber?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: