Boa tarde gente!!! Tudo bem com vocês???
Dando continuidade, hoje falarei um pouquinho sobre Porto Seguro e Arraial D’Ajuda que são destinos que quem for à Trancoso deve dar uma passada por lá, pois vale muito a pena, conforme já falei no post anterior.
⇒PORTO SEGURO:
Essa foi minha segunda vez em Porto Seguro. A primeira vez que fui foi quando eu tinha 18 anos, naquelas excursões de semana do saco cheio, época em que a cidade recebe estudantes.

O que fazer por lá:
– Conhecer a parte da Cidade histórica: quem gosta de história, e ainda mais do nosso “Brasilsãoooo” não pode deixar de fazer o roteiro turístico pela parte histórica.
É possível, através da contemplação do casario remanescente, voltar ao período do Descobrimento, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou em terras tupiniquins.
A Cidade Histórica é o primeiro núcleo habitacional do Brasil. O local abriga imponentes prédios e peças muito valiosas do século XVI, e possui uma geografia privilegiada que faz do espaço um verdadeiro museu natural a céu aberto. Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, é, obviamente, um lugar único, cuja visita é obrigatória.
Merecem destaque: o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal junto com as caravelas da frota de Cabral; a Igreja Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, com sua torre em louça de Macau, e que possui em seu interior imagens sacras dos séculos XVI e XVII; a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, que guarda a imagem do Nosso Senhor dos Passos; a Igreja de São Benedito, construída pelos jesuítas e que ao lado guarda as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil; e a Casa da Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro.
– Andar pela Passarela do Descobrimento (Passarela do Álcool)
– Praia de Coroa Vermelha e a feirinha de artesanato indígena que tem lá.
– Ilha dos Aquários e Bombordo: para quem gosta de balada, pois lá tem vários shows. Entre no site e confira a programação, bem como os preços dos ingressos. Para chegar até lá, tem que ir de balsa.
– Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares: para os fãs de axé, é o point da galera jovem e excursões.
– Farol de Porto Seguro: bom para fotografar
– Praias mais tranquilas: Mundaí/Coroa Vermelha
– Praia mais movimentada: Praia de Taperapuã
– Praia semi deserta: Praia de Mutá
Dessa segunda vez que fui, foi apenas para embarque e desembarque no aeroporto e dei uma passeada de carro por lá para relembrar o que já conhecia.
Todos esses lugares: Ilha dos Aquários, Tôa Tôa, Axé Moi, Barramares, parte histórica, passarela do álcool são imperdíveis!!!
Onde comer?
Se for almoçar/jantar por lá, vá para a Avenida do Descobrimento que tem vários restaurantes.
Aqui nesse link tem uma infinidade de dicas de restaurantes, deem uma olhada!!!
Onde ficar?
Quanto a hotéis, há vários beirando o mar, porém, para quem for em Porto Seguro, acho melhor fixar hospedagem em Arraial D’Ajuda que tem mais opções e acho melhor.
Porto Seguro seria mais para o perfil baladeiro, já Arraial atende tanto aos baladeiros, como a família e casais.
Para verificar os hotéis de Porto Seguro, entre aqui. Eu não lembro o hotel que fiquei na época que fui quando estudante, mas lembro que era beira mar. Lembrando que a maioria desses hotéis recebem excursões, então se quiser algo mais reservado, dê uma pesquisada na época que for, pois Outubro e carnaval a cidade lota e recebe muitos jovens e excursões.
⇒ARRAIAL D’AJUDA:
Ao atravessar a balsa de Porto Seguro, você já estará em Arraial. Esse distrito fica entre Porto Seguro e Trancoso.
E por favor, não deixe de conhecer esse lugar!!!
Eu fiquei encantada com o lugar, várias lojinhas, feirinhas de artesanato, restaurantes com preços excelentes para comer em família sabe, além das praias, a igrejinha… um charme por lá!!!

O que fazer por lá:
– Rua do Mucugê: onde é o fervoooooo!!! É o centrinho de Arraial, onde fica os restaurantes, barzinhos, feirinhas, lojas, praça, igrejinha e algumas pousadas.

– Largo D’ajuda e Centro Histórico: No centro histórico está a singela Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551, um mirante com vista ao mar e ao seu encontro com o Rio Buranhém, e a também charmosa praça/centro histórico com pequenas e coloridas casas que abrigam diversas lojas e serviços.
– Mirante atrás da Igreja Nossa Senhora D’ajuda: ótimo para fotografar, fazer pedido e amarrar as famosas fitinhas coloridas.

– Fonte de Nossa Senhora D’ajuda (dizem que a água é abençoada e que cura doenças, mas ela é boa mesmo para se refrescar antes de subir mais ladeira)
– Broduei e Beco das Cores: point da galera a noite, bons restaurantes, música ao vivo e ótimo local para fazer compras
– Passeios: Stand up na praia, andar de quadriciclo, buggy e até a cavalo na praia.
– Praia movimentada: Parracho – Galera jovem, preços altos nas barracas, onde acontece luau e festas na praia

Onde Comer?
– Paulinho Pescador (super indicado para os frutos do mar de Arraial). Dica: bobó de camarão e badejo.
– Manguti é top, porções super bem servidas e preço super amigo.

– Sorvete preferido: Coelhinho (Rua do Mucugê)
– Balada: Morocha Club na Rua do Mucugê mesmo. Quando fui à Trancoso, vi pelos stories da mendigata que ela curtiu balada por lá.
Além desses indicados, pode ir na Rua Mucugê que tem uma infinidade de restaurantes, uma mais legal que o outro, então arrisquem-se, olhem os cardápios e se gostar, entrem!!!
Para mais informações de restaurante, entre aqui.
Dicas de hotéis:
Tentem ficar próximos à Rua Mucugê ou beira mar.
Acesse aqui as opções ou entrem no booking/tripadvisor/decolar.com
Eu AMEIIII Arraial!!!!! Da próxima vez que eu for, quero ficar pelo menos 3 dias hospedada por lá, assim poderei conhecer tudo com mais calma!!!
E aí gostaram das dicas??
Quem foi para Porto Seguro ou Arraial e gostaria de deixar alguma dica/sugestão, por favor, aqui sempre é bem vindo troca de informações!!!
Grande beijo,
Fernanda Beck
Fotos: Fer Beck e internet
Veja mais:
DICAS DE PORTO SEGURO, ARRAIAL D’AJUDA E TRANCOSO: Quando ir e como chegar?
VIAGENS COM MENORES: O que preciso saber?
ACUMULANDO PONTOS PARA TROCAR POR MILHAS AÉREAS
VISA PLATINUM BRASIL: Conheça os benefícios
CANCELAMENTO / ATRASO DE VOO E PRETERIÇÃO DE EMBARQUE: Como proceder?