FRANQUIA DE BAGAGEM, DIREITOS DO PASSAGEIRO, O QUE MUDOU?

Oieee pessoal!!!! Jóiaa????

Hoje abordaremos uma assunto que recentemente está deixando muitas dúvidas na hora de comprar passagens.

A franquia é inclusa? Não é? Posso alterar o voo? Errei o nome, posso alterar? Vou pagar multa, taxa? Qual o valor do excesso de bagagem? Tenho direito ao reembolso se eu desistir da passagem? Enfim, são muitas dúvidas e para isso vou detalhar para vocês todas as informações!!!

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez mudanças importantes na regulamentação do transporte aéreo brasileiro, com a revisão das Condições Gerais de Transporte (CGT).

A agência entende que as mudanças representam um avanço importante para o setor e que irão beneficiar os passageiros através da redução dos preços das passagens e de uma maior clareza em relação às obrigações das companhias aéreas em várias situações.

A principal mudança e também a mais polêmica é o fim da franquia obrigatória de bagagem despachada em voos nacionais e internacionais, cujos volumes eram regulados pela Anac.

Mas há outras novidades importantes, como a redução do prazo para reembolso de passagens, a possibilidade de desistência da passagens sem nenhuma taxa em até 24 horas após a compra, a garantia de reembolso da taxa de embarque em caso cancelamento do bilhete, a obrigação de informar o valor final das passagens aéreas já com as taxas, a vedação do cancelamento automático do trecho de retorno, a correção gratuita do nome do passageiro no bilhete, entre outras.

⇒ ATENÇÃO: TODAS AS MUDANÇAS ENTRARAM EM VIGOR A PARTIR DE 14/03/2017, ou seja, quem comprou passagens aéreas antes dessa data terá as regras antigas mantidas, não importando a data do voo.

VAMOS AO PASSO A PASSO DAS MUDANÇAS?


BAGAGENS DESPACHADAS E DE MÃO:

AS COMPANHIAS AÉREAS PODERÃO COBRAR PELO DESPACHO DA BAGAGEM, CUJOS CRITÉRIOS E VALORES SERÃO DEFINIDOS PELA EMPRESA.

UMA PEQUENA BAGAGEM DE MÃO DE ATÉ 10KG + 1 VOLUME DE MÃO (BOLSA, MOCHILA OU SACOLA) SERÃO PERMITIDOS PARA LEVAR NO AVIÃO COMO BAGAGEM DE MÃO.

Resultado de imagem para bagagem

REEMBOLSO DE PASSAGEM:

O REEMBOLSO DEVE SER PAGO EM ATÉ 7 DIAS E A MULTA NÃO PODE ULTRAPASSAR O VALOR DA TARIFA, GARANTINDO AINDA A DEVOLUÇÃO DA TAXA DE EMBARQUE.

ALTERAÇÃO DE VOO PELA COMPANHIA AÉREA:

SE A ALTERAÇÃO FOR ACIMA DE 30 MINUTOS EM VOOS DOMÉSTICOS E 60 MINUTOS EM VOOS INTERNACIONAIS, VOCÊ TERÁ DIREITO À REMARCAÇÃO DO VOO OU DA DATA OU AINDA O REEMBOLSO INTEGRAL.

BAGAGEM EXTRAVIADA:

A INDENIZAÇÃO SERÁ PAGA EM ATÉ 7 DIAS APÓS A RECLAMAÇÃO.

DESISTÊNCIA DE COMPRA:

A DESISTÊNCIA DE COMPRA SERÁ GRATUITA SE OCORRIDA EM ATÉ 24HR APÓS A COMPRA (PARA EMISSÕES FEITAS EM ATÉ 7 DIAS ANTES DO VOO) OU ATÉ EM 7 DIAS SE A COMPRA FOI REALIZADA PELA INTERNET.

CORREÇÃO DE NOMES:

A CORREÇÃO DE NOME SERÁ GRATUITA. GENTE, É CORREÇÃO DA GRAFIA E NÃO ALTERAÇÃO DE UM NOME PARA OUTRO.

OVERBOOKING:

Resultado de imagem para bagagem

PARA QUEM NÃO SABE, OVERBOOKING É O EXCESSO DE RESERVAS, QUE ACONTECE QUANDO A VENDA OU RESERVA DE BILHETES OU PASSAGENS FICA ACIMA DO NÚMERO DE LUGARES REALMENTE DISPONÍVEIS NO AVIÃO.

Ao constatar o erro, a empresa aérea terá que oferecer alternativas de transporte ao passageiro, como reacomodação em outro voo, reembolso ou outra modalidade, como ônibus. Se nada atender ao passageiro, a empresa terá que indenizá-lo imediatamente no valor de 250 DES (Direito Especial de Saque), o equivalente a R$ 1.126,72 para trajetos domésticos. Em voos internacionais, pagamento é de 500 DES (R$ 2.253,45). A forma de pagamento será negociada entre passageiro e cia. aérea e pode ser feita por depósito bancário, em espécie ou voucher para outras passagens.

TARIFAS:

LEMBRA QUANDO VOCÊ IA COMPRAR A PASSAGEM E VIA UM VALOR, MAS QUANDO COLOCAVA TODOS OS NOMES, INFORMAÇÕES DO PASSAGEIRO, AÍ QUANDO IRIA EFETUAR O PAGAMENTO, O VALOR JÁ ERA OUTRO, POIS TINHA O ACRÉSCIMO DAS TAXAS?

POIS BEM, HOJE A TARIFA DA PASSAGEM DEVE SER INFORMADA JÁ NO INÍCIO COM TODAS AS TAXAS INCLUSAS.

PROIBIÇÃO DO CANCELAMENTO AUTOMÁTICO DO TRECHO DE RETORNO:

Com a nova regulamentação, o não comparecimento do passageiro no primeiro trecho de um voo doméstico não causará o cancelamento do retorno, desde que o passageiro comunique à companhia, por qualquer meio e com antecedência de duas horas do primeiro voo.

PROIBIÇÃO DA PRÉ-SELEÇÃO DE SERVIÇOS ADICIONAIS:

A nova regulamentação restringe claramente a oferta automática de seguro, compra de assento especial ou qualquer outro serviço adicional, que não poderão mais aparecer pré-selecionadas no momento da compra. O consumidor terá que voluntariamente marcar e selecionar o serviço adicional desejado, o que evita que os mais desatentos contratem serviços sem querer.


E aí, ficou tudo esclarecido agora??

Exija seus direitos!!!! Se você quer saber quanto ao direito do consumidor em caso de cancelamento, atraso de voo ou preterição de embarque, veja o post que fiz aqui.

Beijosss,

Fer Beck

 


Fotos: Internet


Veja mais:

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PARA A SUA VIAGEM INTERNACIONAL

PASSAGEIRO DE PRIMEIRA E GUIA COMPLETO PARA UPGRADE DE ASSENTO

ACUMULANDO PONTOS PARA TROCAR POR MILHAS AÉREAS

CANCELAMENTO / ATRASO DE VOO E PRETERIÇÃO DE EMBARQUE: Como proceder?

VISA PLATINUM BRASIL: Conheça os benefícios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: