PRAIA DO ESPELHO/CURUÍPE – BAHIA

Oieee pessoal, tudo bem??

Quem estiver aproveitando as férias e descansando em Trancoso, Porto Seguro ou Arraial na Bahia, dá para fazer um passeio imperdível: conhecer a praia do Espelho.

A praia do Espelho fica sentido Caraíva e para chegar lá é um pouco conturbado, tendo em vista que não é asfalto e a estradinha que tem é bem emburacada, portanto, carro alto é essencial e muita paciência. DICA: Vá cedo!

Quando você chegar no lugar, terá um estacionamento na entrada e aí você adentrará pela praia Curuípe, que é onde fica os restaurantes e pousadinhas. Já a praia vizinha que é a do Espelho, então dê uma caminhadinha para conhecê-la. Tem poucas propriedades particulares em volta, porque é uma área de preservação.

G1495109.JPG

Para entender a apelido de “espelho” é preciso visitá-la durante a maré baixa, quando se formam piscinas naturais e é possível ver o reflexo do céu e das falésias na água.

A PRAIA:

dicas de praia do espelho

É uma praia exótica com pousadas charmosas, uma das praias mais bonitas do Brasil. Os bares e restaurantes na praia oferecem drinks, sucos de frutas, petiscos, frutos do mar, pratos típicos da Bahia e outras sofisticações culinárias num ambiente tranquilo com uma decoração admirável. Na noite de lua cheia o brilho do mar vira uma paisagem inesquecível. As caminhadas para praias vizinhas (Setiquara, Praia do Outeiro, Jacumã) são recomendáveis quando a maré está baixa. Têm vários mirantes acima as falésias. Desde a Praia do Espelho pode fazer passeios de barco até o Rio dos Frades, Trancoso, Caraíva e Corumbau, onde tem recifes de corais propícios para a prática de mergulho.

G1505124.JPG

Não espere muito de estrutura de restaurantes, são poucos que tem por lá. A área em volta é de preservação, por isso, não muito habitada.

QUANDO IR:

Como toda praia do Nordeste, faz sol o ano todo. Entre setembro e outubro, as temperaturas são mais baixas. De março a maio chove muito. Fui em junho e peguei solzão!!!

COMO CHEGAR:

Para chegar lá, saindo de Trancoso à Praia do Espelho, são apenas 24km, porém, não se chega em 20 minutos por causa da estrada. Dá para fazer bate e volta tranquilo, mas lembre-se que terá que ter um motorista que não beba!!!

O jeito mais fácil sem dúvida é de carro particular a partir de Trancoso. São cerca de 24km. Se estiver em Porto Seguro, tem a opção de usar a balsa até Arraial D’Ajuda e seguir pela estrada velha (de terra) até Trancoso ou então pegar a BA-001 até o trevo para Caraíva/Praia do Espelho (são cerca de 42km). Chegando lá, há estacionamento pago na praia.

3370817727_0fb1be4130_b

Dá também pra negociar um táxi em Arraial ou Trancoso. Outra possibilidade, dependendo do número de pessoas, é combinar o preço com uma das vans legalizadas na própria balsa de Arraial D’Ajuda. Diversas agências também oferecem passeios até a Praia do Espelho, seja em um tour de dia todo, apenas o traslado ou até mesmo de barco.

Uma outra opção mais aventureira, são os passeios de quadriciclos que levam você até lá!! Masssss, haja colunaaaaaa para aqueles buracos!

No caminho, você passará por uma fazenda de búfalos, por uma aldeia indígena chamada Ibiriba, e vai seguindo, tem bastante placa!!

Se quiser realmente economizar o trajeto é um pouco mais difícil. Você pode pegar o ônibus que sai de Porto Seguro, passa por Trancoso e segue pra Caraíva. Desça na entrada do Condomínio e Pousada Outeiro das Brisas, a 3,4 km da Praia do Espelho. Se na ida já é uma bela caminhada, vale lembrar que pra voltar há subidas.

ONDE COMER:

Como eu disse inicialmente, lá não tem muita estrutura, são poucos restaurantes. Quando fui, ficamos nas espreguiçadeiras do Restaurante Oribá, que tem wi-fi e uma comida deliciosa!!!!! Pratos para 02 pessoas servem até 03 pessoas. A média é de até R$90,00 por pessoa os pratos. Lá não é barato porque não tem muita concorrência.

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

ONDE FICAR:

Com ótimos lugares para relaxar e serviço com certa informalidade, a Pousada Bendito Seja está entre as diárias mais altas da Praia do Espelho. Com diárias mais baixas, até R$ 700, a Pousada Enseada do Espelho reserva camas confortáveis e um café da manhã que pode ser servido em um gazebo. Quem busca economia pode considerar a Pousada do Outeiro.

Não conheci nenhuma dessas pousadas, mas a gerente da pousada que fiquei em Trancoso recomendou a Bendito Seja.

Por favor, se forem à Trancoso, Porto Seguro ou Arraial, não deixem de conhecer essa praia. Ela é muito lindaaa!! E quem tem crianças, a praia é ótima porque o mar é bem calmo.

E aí gostaram das dicas?

Beijos, Fer Beck


Fotos: Internet e Fer Beck


Veja mais:

DICAS DE PORTO SEGURO, ARRAIAL D’AJUDA E TRANCOSO: Quando ir e como chegar?

DICAS DE PORTO SEGURO E ARRAIAL D’AJUDA

DICAS DE TRANCOSO

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: